Como a dislexia é genética e hereditária, se a criança possuir pais ou outros parentes disléxicos quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhor para os pais, à escola e à própria criança. A criança poderá passar pelo processo de avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar especializada, mas se não houver passado pelo processo de alfabetização o diagnóstico será apenas de uma "criança de risco".
Haverá sempre:dificuldades com a linguagem e escrita ;dificuldades em escrever;dificuldades com a ortografia;lentidão na aprendizagem da leitura;
Haverá muitas vezes : disgrafia (letra feia);discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada;dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização’;dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar seqüências de tarefas complexas;dificuldades para compreender textos escritos;dificuldades em aprender uma segunda língua.
Haverá às vezes: dificuldades com a linguagem falada;dificuldade com a percepção espacial;confusão entre direita e esquerda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário